4-Xtremes – Parte 8: a expedição ao «verdadeiro» Cabo Norte

Série: 4-Xtremes – The World Tour

No fim do mundo.

Depois do Cabo Norte, os Kammermann chegam ao «verdadeiro» Cabo Norte. Estamos a ser picuinhas? Talvez. Mas vale definitivamente a viagem!

Farol mais a norte do mundo ou não? Esta pergunta deve ficar esquecida o mais tardar quando se vê uma vista aérea do Slettnes fyr.

Da última vez demos notícias do Cabo Norte. Por isso, talvez se admirem por dizermos que hoje o assunto é o «verdadeiro» Cabo Norte. A explicação: como o conhecido cabo se situa numa ilha, algumas pessoas preferem procurar o ponto do extremo norte da Europa no continente. Nós juntámo-nos a essa procura.

Que nos levou a uma península, um pouco mais a leste – e ao Slettnes fyr. É considerado o farol mais a norte em terra firme do mundo. Mas para nós isso não é assim tão importante. E, na verdade, o penhasco adjacente, Kinnarodden, até entra um pouco mais pelo Mar de Barents. Mas achámos a torre em ferro fundido e a paisagem ao seu redor tão fantásticas, que designámos o local como o nosso verdadeiro Cabo Norte.

Totalmente sozinhos com um tempo perfeito.

Logo a viagem até este fim do mundo é gigantesca. Estradas íngremes levam a planaltos com lagos cristalinos, as nuvens passam depressa. No momento seguinte, voltam a descer até ao mar. O Axor supera todas as passagens e as estradas estreitas ao longo da água.

Temos o farol só para nós, o tempo está perfeito. Passeamos pela costa, descobrimos ruínas de povoações antigas e, à luz do pôr do sol, ainda encontramos renas. Decidimos ficar mais um dia.

Aurora boreal sobre o farol: construído no início do século XX, o Slettnes fyr foi destruído na segunda guerra mundial e posteriormente reconstruído.

Bomba de água em greve, luz perfeita para fotografar.

Antes de podermos começar o nosso passeio no dia seguinte, o «quotidiano do viajante» apanha-nos. Há alguns dias que a bomba da água está a falhar e agora não sai mesmo nada da torneira. Depois de passada a desilusão, decidimos dar calmamente início à montagem da bomba de reserva.

Ao fim da tarde fomos recompensados: o sol está baixo sobre o horizonte – uma luz excelente para fotografar. De noite, todo o céu está coberto da aurora boreal. E, de manhã, quando partimos na direção do sul ainda vimos uma rena branca. Lembram-se: são raras e dão sorte.

4-Xtremes – The World Tour.

Uma viagem inigualável.

Andrea und Mike Kammermann já estão na estrada há três anos com o seu Axor. "4-Xtremes - The World Tour" é o lema da viagem em que os dois suíços partiram em meados de 2020 - e que partilham com comunidade RoadStars! Mantenha-se atualizado e não perca nenhum dos destinos fantásticos para onde este casal de aventureiros se dirige.

Encontram aqui todas as partes da série «4-Xtremes – The World Tour».

A evolução da viagem antes da travessia para a América do Sul pode ser encontrada aqui.